Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Egresso do PROFMAT do Campus Abaetetuba recebe prêmio por trabalho em rede social durante a pandemia

O Professor de Matemática Paulo Petterson, egresso do Programa de Mestrado Profissional em Matemática, do Campus Universitário da UFPA- Abaetetuba recebeu o Prêmio Simineral de Comunicação na categoria de conteúdos para Redes Sociais por seu trabalho: “Resenha.comPará”, que consistiu  em aulas virtuais para estudantes do terceiro ano do ensino médio da Rede Pública do Estado do Pará, em todas as áreas do conhecimento, durante a pandemia da Covid-19.  A premiação foi organizada pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e foi realizada no dia 16 de dezembro.

O prêmio Simineral de conteúdos para Redes Sociais consistiu em premiar trabalhos que utilizaram redes sociais e plataformas digitais que fizeram a diferença durante o isolamento social em 2020. “No dia 26 de maio, nós realizamos a primeira aula no google meet, foi aí que o projeto começou, depois nós fizemos um encontro no facebook e posteriormente chegamos no youtube por meio do canal: ‘Resenha.comPará’. Nosso objetivo foi diminuir o distanciamento social e preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 e por meio de uma integração entre professores das escolas públicas da rede estadual, nós conseguimos atingir mais de 40 municípios”, explicou o professor Paulo Petterson.

O projeto começou na Escola Estadual Dom Calabria, em Marituba, e na Escola Walter Bezzera Falcão, em Ananindeua, onde trabalham respectivamente, os professores Paulo Petterson e Sérgio Baia, idealizadores do projeto e professores de Matemática.

Segundo o professor Paulo Petterson, a premiação representa um retorno social para a sociedade paraense: “Foi um ano difícil, com muitos desafios. A educação pública no Brasil parou, então nós pensamos em realizar o ‘Resenha.comPará’ para atingir os alunos do último ano do ensino médio, que estavam sem acesso a aulas presenciais e a preparação para o vestibular, logo foi uma forma  de dar um retorno social da nossa atividade”, declarou o professor.

O Resenha.comPará conta com o apoio de mais 50 professores de vários municípios tais como: Belém, Ananindeua, Marituba, Outeiro, Benevides, Barcarena, Abaetetuba, Castanhal, São Francisco do Pará, Capitão Poço, Capanema, Bragança e  Marabá.

PROFMAT

O Programa de Mestrado em Matemática Profissional do Campus de Abaetetuba, do qual o professor Petterson fez parte, contribuiu bastante para a sua carreira: “Como no PROFMAT nós também temos modalidades a distância, percebi que  mesmo neste momento de pandemia, era possível construir uma ferramenta virtual onde os alunos pudessem obter conhecimentos e tão logo contribuir para seus estudos para o Enem 2020, o PROFMAT me inspirou a desenvolver os trabalhos ( Resenha.comPará ) que podem atingir os alunos ao vivo ou em outros momentos, pois os vídeos ficam disponíveis na internet no Canal do Youtuber Resenha.comPará”, afirmou o professor.

registrado em: